PRINCIPAL
Coluna de cozimento
História e características da culinária Kappo
Se você aprender sobre a história da culinária Kappo, conseguirá entender o estilo de vida daquela época?
A culinária Kappo é bonita de se ver e nutricionalmente equilibrada. O estilo culinário cultivado ao longo da longa história do Japão é verdadeiramente artístico. À medida que traçamos a sua história, emergem as condições sociais de cada época e os valores das gentes daquela época. Aqui apresentaremos a história e as características da culinária Kappo.
Em primeiro lugar, o que é a cozinha Kappo?
Em primeiro lugar, o que é exatamente “cozinha kappo”? Vamos verificar seu significado.
“Kappo” é uma palavra que se refere à culinária tradicional japonesa. “Wari’’ refere-se a cortar os ingredientes com uma faca, e “烹’’ refere-se a ferver. A expressão que combina essas palavras é “kappo”. A culinária que utiliza o método de cozimento conhecido como kappo é geralmente chamada de culinária japonesa.
Forma-se o estilo “arroz e acompanhamentos”.
O Japão costumava obter alimentos através da caça, mas por volta de 400 aC (período Yayoi), o cultivo de arroz se espalhou por todo o país e um estilo de “arroz e acompanhamentos” foi formado, tendo o arroz como alimento básico. Utilizavam-se diversos acompanhamentos, incluindo frutos do mar, carnes de caça e vegetais silvestres, e nessa época já existia o costume de comer peixe como sashimi. Mais tarde, com o passar do tempo, começou a surgir uma disparidade alimentar entre aqueles que ocupavam posições de poder e aqueles que ocupavam posições de poder nos países antigos.
O estilo japonês desenvolveu-se a partir da proibição do consumo de carne
Em 675, o imperador Tenmu proibiu o consumo de carne. Diz-se que esta ideia se origina da ideia de que “comer carne animal impedirá o cultivo de arroz”. A partir de então, a carne foi negada por causa do arroz, e a carne foi considerada impura. Portanto, o peixe foi valorizado como fonte de proteína animal e desenvolveu-se uma cultura alimentar de arroz e peixe. Sushi é um exemplo típico. Ao mesmo tempo, nos países antigos, formava-se um estilo alimentar moderno, sendo o molho de grãos (um tempero fermentado feito de grãos, como o missô e o molho de soja) o tempero principal.
Diferentes estilos de alimentação
Durante os períodos Nara e Heian, os aristocratas estabeleceram um estilo de jantar chamado “daikan ryori”. Esta é uma forma de comer seres vivos e peixes secos que são cortados e arrumados e mergulhados em sal, vinagre, molho, etc., que você mesmo preparou.
No período Kamakura, a frugalidade era enfatizada em todos os aspectos da vida, e o “Shojin ryori” nasceu disso. Originalmente, era um prato que seguia os preceitos budistas, e as pessoas que o cozinhavam eram monges. Para evitar o uso de carne, foram feitos esforços para criar um sabor semelhante ao da carne, utilizando ingredientes vegetais, o que melhorou muito as técnicas culinárias.
A “culinária Honzen” originou-se durante o período Muromachi. Este é considerado o prato de maior prestígio no Japão e, na sociedade samurai, era uma forma de cozinhar que competia pelo seu luxo.
No período Azuchi-Momoyama, a culinária kaiseki desenvolveu-se junto com a cerimônia do chá. Baseia-se numa sopa e três acompanhamentos e, ao contrário da refeição principal que é servida de uma só vez, os cozinhados são trazidos sempre. Além disso, na culinária Kaiseki, as mensagens estão incorporadas na comida. Ainda hoje, a culinária Kappo expressa diversas intenções como “celebrações’’, “orações’’ e “sensibilidade da estação’’ através da própria comida e de seus utensílios, e suas origens podem ser vistas na culinária kaiseki.
“Kaiseki ryori’’, que tem o mesmo significado de kaiseki ryori, refere-se à cozinha de banquete servida em restaurantes “ryotei’’ que surgiram no período Edo. Através do chamado boom gourmet, no final do período Edo, foram estabelecidos os elementos comuns à culinária japonesa moderna, como métodos de cozimento, tipos de pratos, ingredientes, temperos, chefs e restaurantes.
Características da culinária Kappo
O Japão é abençoado com uma variedade de ingredientes naturais. A cozinha Kappo é uma cozinha equilibrada e nutricionalmente equilibrada, à base de arroz e composta por uma sopa e três pratos com estes ingredientes. Lidamos com uma grande variedade de ingredientes frescos e cozinhamos para aproveitar a qualidade dos próprios ingredientes. Além disso, a culinária expressa a beleza da natureza e a mudança das estações, e está intimamente relacionada com eventos anuais como o Ano Novo.
A culinária Kappo é cultivada ao longo de uma longa história e expressa a espiritualidade original do povo japonês.
Experimente um menu diferente a cada vez
Você pode experimentar vários gêneros